Quantum Dot LEDs
A busca por tecnologias de iluminação e displays mais eficientes não pára. Depois dos OLEDs terem roubado as luzes da ribalta aos LEDs “normais”, eis que agora surge um novo tipo de LEDs: os QLEDs.
Uma das mais promissoras tecnologias na optoelectrónica do futuro são os Quantum Dots. Também conhecidos como átomos artificiais, cujos electrões estão cercados por materiais semicondutores de diferentes propriedades, formando assim uma ilha onde os electrões ficam “presos”. Associados às propriedades dos semicondutores, os Quantum Dots permitem o ajuste de propriedades ópticas e electrónicas, sendo então alvo de uma vasta gama de aplicações, nomeadamente na fabricação de displays.
Desta gama, surgem os Quantum LEDs, que possuem minúsculos Quantum Dots que emitem comprimentos de onda bem definidos tendo um espectro completo de cores puras. Ao contrário dos LEDs e LCDs disponívels hoje, os QLEDs não precisam de ser fabricados sob substractos de vidro ou cristal. Com apenas algumas centenas de nanómetros de espessura, um ecrã QLED pode ser impresso directamente num plástico ou numa folha metálica, o que significa que praticamente tudo pode ser transformado num display.
Esta tecnologia permite o fabrico de ecrãs com cores mais puras, brilhantes e definidas e com um consumo de energia bastante inferior aos actuais. O processo, como referido anteriormente, é também mais económico e produz ecrãs mais finos e flexíveis e transparentes, o que faz deles óptimos candidatos para as futuras gerações de smartphones.
A LG está presentemente a trabalhar em parceria com a QD Vision de forma a trazer o mais rapidamente possível esta tecnologia para o mercado.
Mais informações sobre os QLEDs poderão ser consultadas aqui.
Related Posts
Palavras-Chave: computação quântica, displays, LEDs, lg, QD Vision, QD-LEDs, quantum dot leds
Related Posts
Deseja manter-se informado dos últimos artigos do Tugatrónica? Então basta adicionar o nosso Feed ao seu leitor de Feeds ou até mesmo nos seus favoritos.
Deixe uma resposta.