LSST – Super-telescópio de 3.2 mil milhões de pixéis para fotografar o espaço
O espaço sempre foi uma curiosidade para o Homem. A procura incansável do que há lá fora sempre intrigou tudo e todos. Essa procura promete dar que falar com a recente aprovação por parte do Departamento de Energia (DOE) dos EUA, de um projecto que consiste no desenvolvimento de um telescópio digital de 3.2 mil milhões de pixéis. Sim, leram bem, 3.2 mil milhões!
Chamado de “Large Synoptic Survey Telescope” (LSST), este super-telescópio estará equipado com 189 sensores e mais de 3 toneladas de tecnologia de forma a fotografar o céu nocturno de forma contínua, todas as semanas. A SLAC National Accelerator Laboratory, autores da projecto, prevê gerar cerca de 6 milhões de gigabytes de informação que irá ajudar na procura da resposta a perguntas relacionadas com a origem da energia negra e matéria negra, a asteróides próximas do planeta Terra ou mesmo à estrutura da galáxia. Para terem uma idea “real” do poder do LSST, imaginem capturar cerca de 800.000 fotografias de uma simples câmera digital de 8 MP, mas com maior qualidade e detalhe.
O projecto terá que passar agora pelo habitual processo de planeamento, desenvolvimento e fase de orçamento. A SLAC, conta iniciar a construção desta câmera colossal já a partir de 2014.
Mais info aqui.
Palavras-Chave: câmera digital. fotografia, DOE, espaço, futuro, LSST, SLAC, telescópio
Deseja manter-se informado dos últimos artigos do Tugatrónica? Então basta adicionar o nosso Feed ao seu leitor de Feeds ou até mesmo nos seus favoritos.
May 2nd, 2012 às 11:03 amWordPress 3.3.1 WordPress 3.3.1
[...] LSST – Super-telescópio de 3.2 mil milhões de pixéis para fotografar o espaço [...]