Capa da invisibilidade cada vez mais real
Diversos temas são exclusivos da ficção científica, como as invasões por extraterrestres ou viagens no tempo, já a temática de pessoas com super poderes não. A possibilidade de ficar invisível, por exemplo, é um sonho antigo do Homem, estando presente em várias tradições e das mais diversas formas.
Esta busca pela invisibilidade continua e aproxima-se a pequenos passos da realidade. Pelo menos é o que afirmam investigadores britânicos que recentemente apresentaram um material flexível capaz de manipular a luz para tornar os objectos invisíveis e que é um grande avanço para o desenvolvimento de um capa da invisibilidade, que ficou famosa nos filmes de Harry Potter.
O material, à base de uma película (MetaFlex) composta por átomos minúsculos que podem interagir com a luz, forma um metamaterial que “quase desaparece” a olho nú. Isto acontece porque a película, em termos de comprimento de onda actua nos 620 nanómetros dentro da região da luz visível, perto da zona de Infravermelhos do espectro electromagnético.
Com isto, seria o primeiro passo para fabricar uma capa ou qualquer outra peça para “fazer desaparecer” à pessoa que a vista. Para mais informações podem consultar o artigo publicado no New Journal of Physics.
Palavras-Chave: ciência, futuro, invisibilidade, metaflex
Deseja manter-se informado dos últimos artigos do Tugatrónica? Então basta adicionar o nosso Feed ao seu leitor de Feeds ou até mesmo nos seus favoritos.
Deixe uma resposta.